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quarta-feira, 28 de agosto de 2013

BERTHOLD BRECHT



Nascido Eugen Berthold Friedrich Brecht 

Nascimento=Augsburg, 10 de Fevereiro de 1.898 —Baviera 
Morte=14 de Agosto de 1.956-Berlim
foi um influente dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX.

Brecht estudou medicina e trabalhou como ordenança num hospital em
 Munique durante a  Primeira Grande  Guerra. Filho da burguesia,
 ele sofreu, como todos na Alemanha, a sensação de desolamento de
 encarar um país completamente destruído pela Primeira Guerra
 Mundial. Depois da guerra mudou-se para Berlim, onde o influente
 crítico, Herbert Ihering, lhe chamou a atenção para a apetência
 do público pelo teatro moderno. Já em Munique, as suas primeiras
 peças (Baal e Trommeln in der Nacht) foram levadas ao palco e
 Brecht conheceu Erich Engel com quem veio a trabalhar até ao 
fim da sua vida. Em Berlim, a peça Im Dickicht der Städte,
 protagonizado  por Fritz Kortner e dirigido por Engel, tornou-se
 no seu primeiro sucesso.

O Totalitarismo surge como a força renovadora que não só vai
 reerguer o país, como  traz a missão de reviver o Sacro Império
 Romano-Germânico. Mas ao mesmo tempo chegam influências da recém
 formada União Soviética, com sua bem-sucedida implantação de um
 regime socialista, o que significava esperança para  um povo
 sofrido como o da Alemanha naquele período. É a este último grupo
 que Brecht vai  se unir, na ânsia de debelar seu desespero 
existencial. No entanto, depois de  Hitler eleito em 1933 Brecht 
não estava totalmente seguro na Alemanha Nazista, exilando-se na 
Áustria, Suíça, Dinamarca, Finlândia, Suécia Inglaterra, Rússia
 e finalmente nos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Lênin da 
Paz em 1954.


Obra:

Seus principais antecessores foram Constantin Stanislavski,
 Meyerhold e Piscator, em ordem cronológica. Stanislavski é o
 primeiro revolucionário, e suas teorias  servem de base para o
 trabalho de Meyerhold e seu  "método biomecânico" cuja  
principal intenção é fazer com que o ator exprima as nuanças
 psicológicas de seu personagem através de uma "máscara
 pantomímica" e que já desenvolve a técnica  de comentar o 
texto  através do gesto, inspiração asiática evidente no teatro 
de Brecht. A contribuição de Piscator é a noção de  um teatro
 propagandístico e  educativo. É ele que abre caminho para o
 verdadeiro teatro épico teorizado e  executado por Bertold 
Brecht. Importante influência tiveram também seus estudos
 marxistas e sociológicos.

Podem ser distinguidas duas principais razões para o Teatro
 Épico de Brecht: a  primeira seria a concepção  marxista do
 homem, um ser que deve ser entendido  observando-se o 
conjunto de todas as relações sociais de que participa. Para 
Brecht, a forma épica é a única capaz de apresentar as 
determinantes sociais das  relações inter-humanas. A segunda
 razão é o seu intuito didático, a necessidade  de um "palco
 científico" capaz de desmistificar as relações da sociedade,
 esclarecendo o público e suscitando a ação transformadora.

Algumas de suas principais obras são: Um Homem é um Homem,
 em que cresce a idéia  do homem como um  ser transformável,
 Mãe Coragem e Seus Filhos, sobre a guerra  dos 30 anos, 
escrita no exílio no começo da  Segunda Guerra Mundial e A
 Vida de  Galileu, drama biográfico com o qual Brecht 
encontra definitivamente  o caminho  do teatro dialético.
 Afirma Bernard Dort a respeito deste último: "... Galileu
 foi escrita, pelo  menos originalmente, para servir de
 exemplo e de conselho  aos sábios alemães tentados a abdicar
 seu  saber nas mãos dos chefes nazistas".
 Além dessas escreveu várias novelas como: Mr Puntila and
His  Man Matti, The Resistible Rise of Arturo Ui, O Círculo
 de Giz Caucasiano, A boa Pessoa Sezuan.


Dados Wikipédia






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