Nascido Eugen Berthold Friedrich Brecht
Nascimento=Augsburg, 10 de Fevereiro de 1.898 —Baviera
Morte=14 de Agosto de 1.956-Berlim
foi um influente dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX.
Brecht estudou medicina e trabalhou como ordenança num hospital em
Munique durante a Primeira Grande Guerra. Filho da burguesia,
ele sofreu, como todos na Alemanha, a sensação de desolamento de
encarar um país completamente destruído pela Primeira Guerra
Mundial. Depois da guerra mudou-se para Berlim, onde o influente
crítico, Herbert Ihering, lhe chamou a atenção para a apetência
do público pelo teatro moderno. Já em Munique, as suas primeiras
peças (Baal e Trommeln in der Nacht) foram levadas ao palco e
Brecht conheceu Erich Engel com quem veio a trabalhar até ao
fim da sua vida. Em Berlim, a peça Im Dickicht der Städte,
protagonizado por Fritz Kortner e dirigido por Engel, tornou-se
no seu primeiro sucesso.
O Totalitarismo surge como a força renovadora que não só vai
reerguer o país, como traz a missão de reviver o Sacro Império
Romano-Germânico. Mas ao mesmo tempo chegam influências da recém
formada União Soviética, com sua bem-sucedida implantação de um
regime socialista, o que significava esperança para um povo
sofrido como o da Alemanha naquele período. É a este último grupo
que Brecht vai se unir, na ânsia de debelar seu desespero
existencial. No entanto, depois de Hitler eleito em 1933 Brecht
não estava totalmente seguro na Alemanha Nazista, exilando-se na
Áustria, Suíça, Dinamarca, Finlândia, Suécia Inglaterra, Rússia
e finalmente nos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Lênin da
Paz em 1954.
Obra:
Seus principais antecessores foram Constantin Stanislavski,
Meyerhold e Piscator, em ordem cronológica. Stanislavski é o
primeiro revolucionário, e suas teorias servem de base para o
trabalho de Meyerhold e seu "método biomecânico" cuja
principal intenção é fazer com que o ator exprima as nuanças
psicológicas de seu personagem através de uma "máscara
pantomímica" e que já desenvolve a técnica de comentar o
texto através do gesto, inspiração asiática evidente no teatro
de Brecht. A contribuição de Piscator é a noção de um teatro
propagandístico e educativo. É ele que abre caminho para o
verdadeiro teatro épico teorizado e executado por Bertold
Brecht. Importante influência tiveram também seus estudos
marxistas e sociológicos.
Podem ser distinguidas duas principais razões para o Teatro
Épico de Brecht: a primeira seria a concepção marxista do
homem, um ser que deve ser entendido observando-se o
conjunto de todas as relações sociais de que participa. Para
Brecht, a forma épica é a única capaz de apresentar as
determinantes sociais das relações inter-humanas. A segunda
razão é o seu intuito didático, a necessidade de um "palco
científico" capaz de desmistificar as relações da sociedade,
esclarecendo o público e suscitando a ação transformadora.
Algumas de suas principais obras são: Um Homem é um Homem,
em que cresce a idéia do homem como um ser transformável,
Mãe Coragem e Seus Filhos, sobre a guerra dos 30 anos,
escrita no exílio no começo da Segunda Guerra Mundial e A
Vida de Galileu, drama biográfico com o qual Brecht
encontra definitivamente o caminho do teatro dialético.
Afirma Bernard Dort a respeito deste último: "... Galileu
foi escrita, pelo menos originalmente, para servir de
exemplo e de conselho aos sábios alemães tentados a abdicar
seu saber nas mãos dos chefes nazistas".
Além dessas escreveu várias novelas como: Mr Puntila and
His Man Matti, The Resistible Rise of Arturo Ui, O Círculo
de Giz Caucasiano, A boa Pessoa Sezuan.
Dados Wikipédia
Nascimento=Augsburg, 10 de Fevereiro de 1.898 —Baviera
Morte=14 de Agosto de 1.956-Berlim
foi um influente dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX.
Brecht estudou medicina e trabalhou como ordenança num hospital em
Munique durante a Primeira Grande Guerra. Filho da burguesia,
ele sofreu, como todos na Alemanha, a sensação de desolamento de
encarar um país completamente destruído pela Primeira Guerra
Mundial. Depois da guerra mudou-se para Berlim, onde o influente
crítico, Herbert Ihering, lhe chamou a atenção para a apetência
do público pelo teatro moderno. Já em Munique, as suas primeiras
peças (Baal e Trommeln in der Nacht) foram levadas ao palco e
Brecht conheceu Erich Engel com quem veio a trabalhar até ao
fim da sua vida. Em Berlim, a peça Im Dickicht der Städte,
protagonizado por Fritz Kortner e dirigido por Engel, tornou-se
no seu primeiro sucesso.
O Totalitarismo surge como a força renovadora que não só vai
reerguer o país, como traz a missão de reviver o Sacro Império
Romano-Germânico. Mas ao mesmo tempo chegam influências da recém
formada União Soviética, com sua bem-sucedida implantação de um
regime socialista, o que significava esperança para um povo
sofrido como o da Alemanha naquele período. É a este último grupo
que Brecht vai se unir, na ânsia de debelar seu desespero
existencial. No entanto, depois de Hitler eleito em 1933 Brecht
não estava totalmente seguro na Alemanha Nazista, exilando-se na
Áustria, Suíça, Dinamarca, Finlândia, Suécia Inglaterra, Rússia
e finalmente nos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Lênin da
Paz em 1954.
Obra:
Seus principais antecessores foram Constantin Stanislavski,
Meyerhold e Piscator, em ordem cronológica. Stanislavski é o
primeiro revolucionário, e suas teorias servem de base para o
trabalho de Meyerhold e seu "método biomecânico" cuja
principal intenção é fazer com que o ator exprima as nuanças
psicológicas de seu personagem através de uma "máscara
pantomímica" e que já desenvolve a técnica de comentar o
texto através do gesto, inspiração asiática evidente no teatro
de Brecht. A contribuição de Piscator é a noção de um teatro
propagandístico e educativo. É ele que abre caminho para o
verdadeiro teatro épico teorizado e executado por Bertold
Brecht. Importante influência tiveram também seus estudos
marxistas e sociológicos.
Podem ser distinguidas duas principais razões para o Teatro
Épico de Brecht: a primeira seria a concepção marxista do
homem, um ser que deve ser entendido observando-se o
conjunto de todas as relações sociais de que participa. Para
Brecht, a forma épica é a única capaz de apresentar as
determinantes sociais das relações inter-humanas. A segunda
razão é o seu intuito didático, a necessidade de um "palco
científico" capaz de desmistificar as relações da sociedade,
esclarecendo o público e suscitando a ação transformadora.
Algumas de suas principais obras são: Um Homem é um Homem,
em que cresce a idéia do homem como um ser transformável,
Mãe Coragem e Seus Filhos, sobre a guerra dos 30 anos,
escrita no exílio no começo da Segunda Guerra Mundial e A
Vida de Galileu, drama biográfico com o qual Brecht
encontra definitivamente o caminho do teatro dialético.
Afirma Bernard Dort a respeito deste último: "... Galileu
foi escrita, pelo menos originalmente, para servir de
exemplo e de conselho aos sábios alemães tentados a abdicar
seu saber nas mãos dos chefes nazistas".
Além dessas escreveu várias novelas como: Mr Puntila and
His Man Matti, The Resistible Rise of Arturo Ui, O Círculo
de Giz Caucasiano, A boa Pessoa Sezuan.
Dados Wikipédia
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